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Como Funciona a Venda de Seguros no Varejo?

Viva seguro sempre
9 de outubro de 2017

Desde junho de 2014, o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ligado ao Ministério da Fazenda, criou normas referentes à comercialização de apólices de seguros. Elas determinam que o varejo é responsável pela venda e pós-venda desses serviços.

Mas, você sabe como funciona a venda de seguros no varejo? Entenda melhor sobre essa modalidade a seguir.

Regulamentação dos seguros no varejo

Por muito tempo, a venda do seguro de garantia estendida, bem como outras coberturas, vinha sendo comercializada sem a supervisão dos órgãos de regulamentação. Esse tipo de processo é conhecido como “venda casada”. Ou seja, o cliente só podia comprar um produto caso adquirisse outro similar ou algum serviço.

A venda casada também acontecia quando o vendedor impunha a contratação de serviços de empresas parceiras. Esses casos eram bastantes comuns e inibiam a liberdade de escolha do consumidor. Por esse motivo, a venda casada é considerada um crime contra as relações de consumir e contra a ordem econômica.

Para reduzir o número de vendas casadas de muitos estabelecimentos, a regulamentação dos seguros no varejo se tornou essencial. Graças a ela, a venda dos seguros poderão acontecer, mas as redes varejistas terão de ser credenciadas como representantes de seguradoras ou poderão se associar a uma corretora que preste o serviço.

Saiba o que é preciso para oferecer seguros no varejo

Para vender as apólices de seguros, as redes varejistas terão de ter em suas dependências um local de referência para que os consumidores sejam orientados.

É de suma importância também que seja informado, por meio de anúncios e oralmente, que a contratação de seguro do bem vendido é estritamente opcional.

Para vender seguros no varejo, é preciso que a empresa tenha parceria com uma corretora de seguros e uma seguradora que sejam certificadas e cumpram com todas as normas e exigências da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

A corretora, nesse caso, orientará a oferta dos produtos que são mais adequados de acordo com o segmento do varejista. Ela também fará o intermédio de toda a negociação, bem como as coberturas das seguradoras mais indicadas para o procedimento.

Vale ressaltar que os serviços que serão oferecidos deverão proporcionar ao cliente um diferencial, para que, assim, ele aceite a contratação. A principal vantagem dos seguros é que eles são comercializados a baixo custo e, dessa forma, contribuem para uma venda escalada.

Agora que você já sabe como funciona a venda de seguros no varejo, continue a visita em nosso blog e leia também: “O que é balcão de varejo?“.

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