Oferecer um plano de saúde para os funcionários está na lista de prioridade de muitos empreendedores por conta dos benefícios que isso traz. Diversas pesquisas apontam, inclusive, que esse benefício é o segundo item mais valorizado pelos funcionários, seguido apenas do salário.
Dessa forma, a oferta de um convênio médico é um fator crucial não só para contratar, mas também para reter bons profissionais. No entanto, não é uma tarefa simples escolher o plano que atende exatamente às expectativas de quem o usa. Por isso, reunimos neste post todas as informações necessárias para quem vai contratar um plano de saúde empresarial.
Primeiramente, conheça as formas de contratação
Atualmente, existem três formas de contratação do plano de saúde empresarial: individual ou familiar, coletivo e coletivo por adesão. A diferença é que o plano individual (ou familiar, como também é chamado) é contratado pelos beneficiários direto com a operadora.
O coletivo é contratado pela empresa em função do vínculo empregatício ou estatutário. Os planos coletivos por adesão, por sua vez, são contratados por pessoas jurídicas de caráter profissional, setorial ou classicista, como os sindicatos e associações profissionais.
Os valores de contratação dos planos empresariais são, normalmente, mais baixos quando comparados aos individuais. As pessoas que podem ser incluídas são familiares com até 3º grau de parentesco (de sangue), cônjuge ou parentes com até 2º grau de parentesco (por relação).
Avalie bem o perfil do quadro de funcionários
Agora que você já conhece as diferentes formas de contratação do plano de saúde para os funcionários, é necessário fazer uma avaliação no quadro dos colaboradores. Esse processo é essencial para que seja possível escolher o melhor plano de saúde.
É preciso saber se há mais mulheres do que homens, a faixa etária predominante, se os funcionários possuem doenças crônicas e se a atividade exercida por eles oferece risco ocupacional.
Todos esses aspectos, portanto, indicarão o plano de saúde que é mais adequado. De acordo com o perfil de funcionários, é possível optar pelo plano que oferece apenas atendimento de urgência, emergência e laboratorial, por exemplo. Ou, dependendo do caso, é extremamente importante e viável oferecer um plano que tenha atendimento hospitalar e cobertura de serviço em maternidade.
Atente-se às questões legais de contratação
O plano de saúde para os funcionários é um benefício, ou seja, a legislação trabalhista não exige que ele seja obrigatoriamente oferecido ao funcionário. No entanto, é importante frisar que, caso a empresa opte por ofertá-lo, é preciso seguir algumas regras que se aplicam em caso de interrupção do contrato de trabalho.
De acordo com o art. 30 da Lei 9656/98, que é direcionada ao consumidor, no caso de rescisão ou exoneração do contrato de trabalho sem justa causa, é assegurado o direito de manter sua condição de beneficiário nas mesmas condições de cobertura assistencial, desde que assuma o seu pagamento de forma integral.
Agora que você já sabe como contratar um plano de saúde para os funcionários da sua empresa, entre em contato com a Viva Seguro Sempre para obter melhores informações!