viva seguro sempre | Seguro Dentário: Problemas Ocasionados pelo Bruxismo

Seguro Dentário: Problemas Ocasionados pelo Bruxismo

Viva seguro sempre
4 de Fevereiro de 2017

Mais comum do que podemos imaginar, essa síndrome atinge pelo menos cerca de 20% dos brasileiros, isso de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD). Existem muitos problemas que podem ser causados pelo bruxismo, podendo chegar até mesmo a perda dos dentes. Por isso, é essencial procurar um dentista ao notar os primeiros sinais da síndrome.

O que é bruxismo?

Basicamente, é o ato de ranger fortemente os dentes. Sem perceber, todos acabam tendo essa reação quando estão nervosos. Esse hábito torna-se uma síndrome quando passa a acontecer involuntariamente, principalmente durante a noite. Não há uma idade em que o bruxismo se manifeste com maior intensidade, crianças, adolescente, adultos e idosos, todos podem apresentar esse quadro clínico.

Como identificar a doença?

Por ser um ato inconsciente, o bruxismo se manifesta principalmente à noite. Na maioria das vezes, quem sofre com a doença nem faz ideia do problema. Porém, é comum outras pessoas fazerem comentários sobre o horrível barulho de ranger os dentes que fazem ao dormir, sendo um indício claro da síndrome e dica para procurar um dentista. Outro sinal que também pode indicar a presença da síndrome é a constante dor nos músculos da face, pescoço ou mesmo cabeça.

Muitos casos são descobertos ao fazer uma visita ao dentista. Por isso, é tão importante ir ao consultório odontológico regularmente. O profissional irá perceber a síndrome ao observar sinais como desgaste anormal do esmalte ou dos próprios dentes ou até mesmo a presença de rachaduras neles.

Principais problemas ocasionados pelo bruxismo

Esse ranger inconsciente dos dentes pode levar ao desgaste deles, que irá evoluir aos poucos até se tornar um grande problema. A primeira fase é a dor de dente. Em um segundo momento, eles irão ficar bambos e começarão a cair. O último estágio é a destruição total do osso circunvizinho e até mesmo do tecido da gengiva.

Principais causas do Bruxismo

Existem diversas razões para o aparecimento da síndrome, porém, as causas mais comuns para o bruxismo são o estresse e problemas relacionados a formação estrutural da mordida. No primeiro caso, estímulos emocionais podem desencadear reações musculares involuntárias, que se refletem no ranger inconsciente dos dentes.

A outra causa mais provável são problemas oclusais, que são relacionados ao encaixe dos dentes, mais especificamente entre a mandíbula e o maxilar. Esse defeito poderá ocasionar esse ranger dos dentes.

Viva Seguro Sempre Corretora de Seguros

Para evitar o aparecimento de problemas causados pelo bruxismo, é necessário visitar regularmente o dentista. Ao fazer o Seguro Dentário Bradesco, na Viva Seguro Sempre, esse cuidado, que é indispensável para a sua saúde bucal, não irá causar nenhum peso no seu orçamento.

Ah, e se você está procurando informações sobre as vantagens dos  planos dentais, o eBook “Plano Dental e os benefícios que ele pode trazer para a sua vida” poderá ajudá-lo nessa missão. Baixe o material e confira!

Assinar newsletter