viva seguro sempre | Plano Dentário: Saiba Quais são as Principais Causas do Mau Hálito

Plano Dentário: Saiba Quais são as Principais Causas do Mau Hálito

Viva seguro sempre
16 de agosto de 2023

Assunto tabu e constrangedor, a halitose é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o mundo, gente que, muitas vezes, nem percebe ter o problema, caracterizado pelo mau cheiro exalado pela boca.

Atualmente se conhecem mais de 90 causas do mau hálito e mais de 90% delas têm origem bucal. Se você suspeita sofrer com esse problema, conheça abaixo cinco das suas principais causas e, depois, procure um dentista, profissional que pode diagnosticar a origem e prescrever o melhor tratamento para sua situação.

1. Saburra lingual

Principal causa do mau hálito, cerca de 70% dos casos, a saburra lingual é o acúmulo de sujeira e bactérias na língua, e pode ser identificada pela coloração esbranquiçada, amarelada, amarronzada ou acinzentada na superfície desse órgão.

2. Doenças bucais

Doenças dentárias e bucais como a gengivite, a periodontite, a cárie e a placa bacteriana são outras das principais causas do mau hálito. Tais doenças aumentam a proliferação de bactérias na boca, levando à produção do cheiro característico e desagradável da halitose.

3. Passar horas sem comer

Passar horas sem comer também pode causar mau hálito e prova disso é que sempre acordamos com cheiro ruim na boca. Isso acontece porque quando ficamos muito tempo sem ingerir nenhum alimento, nossas glândulas salivares produzem menos saliva, substância responsável pela digestão dos alimentos e pela higiene da nossa boca.

4. Problemas no estômago

Embora a maioria das causas de mau hálito tenham origem bucal, problemas em outras partes do nosso corpo também podem provocar halitose. É o caso das doenças de estômago, como a gastrite e a má digestão, que ao fazerem surgir os arrotos, podem resultar em odores na boca.

5. Ingerir alimentos que pioram o hálito

Existem alimentos que podem provocar mau hálito, é o caso de vegetais como o brócolis e a couve-flor, que favorecem a formação de enxofre no corpo, gás que pode ser eliminado pela boca. E também de temperos como o alho e a cebola, que por seu cheiro característico, provocam o mau hálito apenas pela sua mastigação.

Já conhecia essas cinco causas do mau hálito? Já passou por alguma situação constrangedora por conta da halitose? Conte nos comentários!

E agora que você já sabe que as doenças bucais influem muito na qualidade do seu hálito, não deixe de visitar um dentista para saber como anda a saúde da sua boca.

Assinar newsletter