viva seguro sempre | Seguro Automóvel: O Que Analisar Antes de Adquirir um Seguro Automóvel?

Seguro Automóvel: O Que Analisar Antes de Adquirir um Seguro Automóvel?

Viva seguro sempre
2 de fevereiro de 2017

Ter um seguro automóvel é indispensável para quem precisa se locomover de carro no Brasil. Além dos acidentes de trânsito, recorrentes nas grandes metrópoles, o número de roubos e furtos de carro é um constante pesadelo para os brasileiros. No entanto, antes de se livrar de todas essas preocupações, será preciso escolher o melhor tipo de seguro para dar conta de todas as suas necessidades. Para ajudá-lo nesse processo de decisão de compra, nós separamos os pontos mais importantes que você deve analisar antes de adquirir um seguro auto.

Escolha da modalidade de seguro automóvel

Existem duas modalidades desse tipo de serviço: Valor de Mercado Referenciado e Valor Determinado. A principal diferença entre as duas é que no primeiro modelo o valor da indenização se dará com base no valor de mercado do veículo na tabela Fipe na data do sinistro. Já no Valor Determinado, a seguradora fica obrigada a pagar apenas a quantia exata que foi fixada durante a contratação do serviço e que está estabelecida na apólice. As seguradoras podem tanto trabalhar apenas com uma das modalidades do seguro quanto com as duas, isso irá variar de empresa para empresa. Cabe ao segurado optar entre o formato que atende melhor as suas necessidades.

Fique atento ao contrato

Não só para quando for contratar o seguro automóvel, mas sempre que assinar qualquer documento, leia tudo com muita calma e tire suas dúvidas a respeito dos pontos que não compreender bem ou discordar. As questões mais importantes na hora de fazer essa análise são as do perfil do principal condutor e as informações sobre a utilização do veículo. É importante ficar atento se informações como idade, sexo, CEP de pernoite, estado civil, se o veículo é de uso comercial ou não, se fica em garagem em casa, no trabalho e na faculdade, etc. estão corretas, pois isso tem grande influência sobre o preço final do seguro.

Outro ponto importante na hora de firmar o contrato é sempre ser o mais sincero possível, qualquer inverdade ou omissão de informação poderá ser usada pela seguradora para recusar o pagamento da indenização em caso de sinistro.

Analise todos os itens de exclusão e coberturas adicionais

No contrato, são listados todos os itens que podem desobrigar a Seguradora a fazer o pagamento da apólice. Além disso, nessa parte, estarão contidas as situações que não são cobertas pelo tipo de seguro que você escolheu.

Embora não sejam cobertas pelo seguro escolhido, muitas delas podem ser incluídas no contrato, resguardando o segurado caso ocorram. Quando for analisar os itens de exclusão, preste atenção se existe algo que não é coberto pelo seguro, mas que pode ser interessante incluir.

Contrate uma corretora responsável

A escolha da empresa que ficará responsável pela negociação da sua apólice é, talvez, o item mais importante a ser analisado antes de adquirir um seguro de automóvel. É preciso contar com uma corretora reconhecida no mercado e que já provou estar pronta para ajudar os seus clientes quando eles mais precisam. E esses atributos, é claro, você encontra na Viva Seguro Sempre. Aproveite e faça um orçamento do seguro do seu automóvel conosco, pois atuamos com as maiores seguradoras do mercado e podemos lhe oferecer as melhores opções disponíveis com base no seu perfil e no seu veículo.

Assinar newsletter