4 Dicas para um Varejista Aumentar a Rentabilidade da sua Loja na atual crise financeira

Viva seguro sempre
28 de novembro de 2017

Diante do cenário instável que o Brasil apresenta em relação à economia, é preciso que os varejistas invistam em ações para continuar em crescimento. Mais do que nunca, é necessário garantir uma boa experiência de compra ao cliente por meio de atitudes e soluções que gerem maior produtividade e, assim, reduzam as perdas. Mas, o que fazer para um varejista aumentar a rentabilidade de sua loja? Confira as quatro dicas que reunimos!

1. Corte os custos desnecessários

O primeiro passo para aumentar a rentabilidade é diminuir gastos desnecessários. Ao fazer isso, a margem de lucro cresce e essa mesma ação pode ajudar a baratear o produto para o consumidor final. É possível começar pela redução do custo da manutenção do estabelecimento, por exemplo, e depois expandir para os outros setores.

2. Invista em um software de gestão

Para aumentar a rentabilidade da loja, muitos varejistas enfrentam um grande desafio: o excesso de informação. Os impostos, recibos e pagamentos podem fazer com que uma única pessoa não dê conta ou não tenha a atenção necessária. Por esse motivo, o software de gestão é interessante.

Como sua principal função é auxiliar na organização e captação dos dados, ele facilita todo o trabalho da administração. A consequência é uma só: melhora a forma com que as informações são distribuídas para os gestores e dá mais autonomia às equipes.

3. Acompanhe todos os gastos da sua loja

Você sabe para onde vai todo o dinheiro da sua loja? Acompanhar o fluxo de caixa é primordial para saber como está o orçamento do negócio e, consequentemente, investir em ações para aumentar a rentabilidade.

Se você não pode fazer isso de perto, peça o auxílio de alguém que entenda bem do assunto — pode ser um consultor ou até mesmo um novo sócio. O principal, nesse caso, é saber todos os números de vendas, o que foi adquirido em negociações, quanto foi o lucro, entre outras informações.

4. Qualifique seus colaboradores

Uma equipe capacitada é uma das melhores formas de aumentar a rentabilidade da sua loja. Para que o retorno seja imediato, vale a pena investir em ações internas ou recorrer à ajuda de terceiros. Cursos que focam na força de vendas são os mais indicados, mas também é possível analisar as carências dos colaboradores e apostar em treinamentos para supri-las.

Gostou de saber as quatro dicas para aumentar a rentabilidade da sua loja? Então continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse!

Assinar newsletter