viva seguro sempre | 6 Dicas para Garantir a Saúde do seu Pet

6 Dicas para Garantir a Saúde do seu Pet

Viva seguro sempre
25 de julho de 2017

Para quem tem um bichinho de estimação que é como um membro da família, uma das grandes preocupações é saber como cuidar da saúde do pet, mantendo o bem-estar e garantindo a longevidade do seu amiguinho fiel.

Cada espécie de animal tem suas particularidades e quando você escolhe levar um para dividir a casa com sua família é importante buscar informações sobre todos os cuidados que ele precisará.

No entanto, existem algumas dicas que ajudam a preservar a saúde da maioria dos bichinhos de estimação, confira quais são elas neste artigo.

1. Mantenha seu amiguinho hidratado

Parece uma dica óbvia, mas manter os pets hidratados é fundamental para que eles sejam saudáveis. Especialmente nas estações mais quentes do ano, os animais de pelagem mais pesada tendem a se desidratar com facilidade, então, garanta que eles tenham sempre acesso à água fresca e limpa.

Uma boa maneira de fazer isso é espalhando potes com o líquido por vários pontos da casa. Se você quiser mimar seu amiguinho, pode oferecer também água de coco, eles costumam adorar.

2. Cuide para que ele tenha uma alimentação saudável

Um pet bem alimentado é bem mais feliz. Dê ao seu bichinho sempre a comida apropriada para sua espécie e idade. Animais diferentes têm necessidades alimentares distintas, então, é muito importante buscar informações específicas sobre o modo correto de nutrir seu bichinho de estimação.

Se você tiver um cãozinho, por exemplo, deve saber que, em fase adulta, eles precisam ser alimentados duas vezes ao dia; e quando filhotes, de quatro a seis vezes diariamente.

3. Exercite seu pet para ele viver melhor

A prática de exercícios é importante não apenas para nós, humanos. Para garantir que seu amiguinho de estimação viva saudável, reservar momentos para ele caminhar e brincar fora dos limites de casa é fundamental.

Uma ida ao parque, por exemplo, ajuda a prevenir problemas como a obesidade animal e a restabelecer o equilíbrio dos instintos do pet, aumentando muito o seu bem-estar.

4. Atente-se à higiene do seu bichinho

Outra dica que parece óbvia, mas que é fundamental para a manutenção da saúde pet é manter a higiene do animal. Cuide para que seu bichinho tenha um lugar limpo para dormir e que tome a quantidade de banhos recomendados para sua espécie e raça.

É importante cuidar, também, do corte de unhas e da tosa dos pets, que quando realizados adequadamente auxiliam na prevenção de doenças e aumentam o bem-estar do seu animalzinho.

5. Observe sempre possíveis sinais de doença

Mesmo os bichinhos mais novos podem desenvolver doenças, então, é importante estar sempre atento a sinais de comportamento incomum do pet.

Animais que, de repente, passam a ficar muito quietos e perdem o apetite, por exemplo, podem estar com algum problema de saúde e visitar um veterinário é indicado, para prevenir ou descartar doenças graves.

6. Mantenha as vacinas e a vermifugação sempre em dia

Para quem tem um bichinho de estimação, manter as vacinas e a vermifugação em dia é imprescindível. Converse com um veterinário para saber os tipos e as doses de vacina necessárias para o animalzinho que você cria. Veja com ele também, como deve ser feita a vermifugação de forma adequada para proteger o pet.

Gostou das nossas dicas de como manter a saúde do pet? Continue acompanhando as postagens aqui no blog da Viva Seguro Sempre e tenha sempre acesso a conteúdos relevantes sobre como cuidar do bem-estar do seu superamiguinho!

Assinar newsletter