Corretor, é Vendedor ou Consultor?

Viva seguro sempre
9 de novembro de 2018

Para a maioria das pessoas que você perguntar o que é um Corretor de Seguros, muito provavelmente a resposta deverá ser:

  • Vendedor de seguros
  • Intermediário entre os Clientes e as Seguradoras
  • Canal de distribuição de seguros

Dificilmente alguém, ou talvez ninguém, responderá:

  • Canal de distribuição de ideias sobre seguros
  • Orientador de quando e o porque determinado seguro pode ser necessário
  • Disseminador de soluções e cuidados que podem atenuar os problemas de não contratar um seguro

Isso porque, o papel básico do Corretor, como canal de distribuição, intermediando o Cliente final com as seguradoras, nos parece ser acessório, ao papel principal do Corretor que é muito mais que isso,pois ele deve ser, primeiro, um canal de “distribuição” de ideias, mostrando à população, porque é importante cada seguro e dando orientação para que cada um tenha informações suficientes para decidir se precisa e, se sim, caminhar numa compra consciente.

Mais que isso, o Corretor deve  assumir um papel de esclarecer pontos que são importantes na preservação do bem e que podem atenuar a falta do respectivo seguro, não permitindo que o medo do risco, seja o fator chave de decisão da contratação. Destacamos que essa é uma atuação nobre, pois essa ação de conscientização é, porque não dizer, um belo ato de cidadania.

Dessa maneira, quase invertemos o papel do Corretor, onde não precisará ser “vendedor” de seguros, uma vez que seus Clientes estarão tão orientados e preparados para a compra que foram eles que compraram e não o Corretor quem vendeu.

Um dos  grandes desafios do Corretor é ter certeza de que os Clientes entenderam a explicação e, mais ainda, ter certeza de que esse Cliente realmente precisa do seguro que está sendo ofertado e ao contratá-lo, ter certeza que trará benefícios reais para os Clientes, sem impactar o orçamento de cada um.

Complementando, as peças de divulgação e o Blog desse Corretor devem ser construídos como peças de informação e orientação e, quase sempre, numa linguagem coloquial facilmente compreendida por qualquer pessoa.

Sendo assim é importante destacar que, essa linha filosófica, é uma visão muito especial e engrandece o escopo do Corretor, com uma imagem bem diferente da que quase todos enxergam, mas deve ser vista como a minha verdade e não uma verdade absoluta.

Clientes, escolham o perfil de seus Corretores.

 

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