Plano de Saúde Animal: 5 Dicas para Garantir o Bem-Estar do seu Gato

Viva seguro sempre
29 de novembro de 2017

Se você tem um gatinho de estimação, com certeza, é um apaixonado por ele e fará o necessário para garantir o bem-estar do bichinho que vive em sua casa. Um plano de saúde animal, que ofereça os melhores tratamentos veterinários, está entre os cuidados que é preciso ter quando se tem um felino na família. Mas, há outros cuidados que farão seu pet viver melhor. Confira cinco dicas que fazem os bichanos terem longevidade e saúde.

1. Providencie a alimentação adequada

Gatos são animais bastante seletivos em sua alimentação, por isso é preciso garantir que tenham à disposição comidas que agradem seu paladar e lhes dê a nutrição necessária.

Na hora de comprar a ração, é essencial verificar se o tipo e a marca escolhidas são as melhores para a fase de vida em que ele está. É fundamental também levar em consideração se o bichinho é ou não castrado, o que exigirá nutrientes diferentes na alimentação.

Gatos de 1 a 6 meses precisam comer 4 vezes por dia, entre os 6 a 11 meses, devem se alimentar 3 vezes e a partir de um ano, 1 ou 2 refeições diárias são o suficiente.

2. Não deixe faltar água fresca

A água é crucial para a boa saúde dos gatos, já que além de ajudar na boa ingestão dos alimentos, evita engasgamentos devido à constante formação de Egagrópilos (as bolinhas de pelo que os felinos formam na garganta) e os mantém hidratados.

O bebedouro deve estar sempre limpo e cheio, e a água deve ser trocada pelo menos duas vezes ao dia.

3. Cuide da higiene do seu gatinho

Gatos estão entre os animais domésticos mais limpos, eles passam cerca de 30% do seu tempo se lambendo para limpar-se e, se têm uma caixinha de areia bem cuidada, sempre farão suas necessidades nela.

Os felinos não precisam tomar banhos com tanta frequência quanto os cães, por exemplo, mas é essencial que sejam banhados com periodicidade.

Para manter a caixinha de areia como os felinos gostam, remova os excrementos todos os dias, troque a areia ao menos uma vez na semana e lave a caixinha constantemente.

4. Dê ao felino carinho e atenção

Apesar de serem conhecidos por sua independência e por precisarem de menos atenção do que os cachorros, gatinhos também querem receber carinho dos donos e é importante que um tempo seja reservado para brincar com eles.

5. Assegure os melhores tratamentos de saúde para o pet

Nós falamos lá no começo do texto, e vale ressaltar: para ter seu bem-estar garantido, os felinos precisam receber o melhor tratamento veterinário sempre que precisarem. E para isso, ter um plano de saúde animal é uma ótima alternativa.

Um convênio para o seu gatinho tornará mais fácil e barato manter em ordem as vacinas, fazer a castração e recorrer a todos os atendimentos veterinários que sejam necessários.

Quer conhecer uma opção que garante ótima relação custo-benefício na contratação de um plano de saúde animal? Entre em contato com a Viva Seguro Sempre e conheça o Health4Pet.

Assinar newsletter