Contratar o plano de saúde empresarial para os colaboradores nem sempre é uma tarefa fácil. Esse é um dos benefícios mais solicitados pelos funcionários e, devido à situação do sistema público de saúde brasileiro ser cada vez mais precária, se tornou praticamente um item básico do pacote de benefícios oferecidos pelas empresas.
No entanto, alguns fatores podem te deixar inseguro ao cotar e contratar esse auxílio. Neste artigo, vamos orientá-lo citando os principais itens que devem ser considerados para tomar essa decisão.
Analise o perfil dos funcionários
Coletar os principais dados dos colaboradores é o primeiro passo para uma empresa que está em busca de contratar ou até mesmo trocar o plano de saúde empresarial. Informações como idade, sexo e local de moradia fornecerão todo o embasamento para a escolha do melhor produto de acordo com as respectivas necessidades e demandas dos colaboradores da empresa.
Opte por diferentes tipos de coberturas
Ao avaliar o perfil do quadro de funcionários é possível pensar em um plano empresarial mais flexível. Por exemplo, se a empresa conta com um quadro funcional heterogêneo, em que os executivos viajam com frequência, o ideal é contratar um plano com abrangência nacional para esse grupo. Os que não realizam viagens de negócios não precisam ter esse tipo de plano.
Atente-se à carência e ao reajuste de contrato
Os planos empresariais que têm mais de 30 participantes não exigem o cumprimento de carência. Se esse número for inferior, é exigido o cumprimento de acordo com o prazos estabelecidos pela Agência Nacional da Saúde Suplementar. É importante ter essa informação para deixar todos os colaboradores cientes.
Além disso, ao contrário dos planos individuais, os planos empresariais não têm o reajuste regulado pela ANS. Na realidade, eles ocorrem uma vez ao ano com cálculos feitos de acordo com a inflação dos itens médicos e do índice de sinistralidade.
Prefira planos com coparticipação
A coparticipação permite que o colaborador assuma o pagamento de uma parte do valor da consulta ou do procedimento a ser realizado. Essa é uma maneira de reduzir os custos sem que o padrão de atendimento ou a rede sejam alterados. Ademais, esse mecanismo atua como um moderador de uso, evitando o excesso de utilização inadequada pelo segurado.
Decida se o plano será ou não compulsório
O plano compulsório é aquele que envolve todas as pessoas da empresa, menos as que já têm um plano de saúde contratado. Caso opte por ele, o valor individual será menor e todos na empresa deverão ter o benefício.
Esse tipo de opção é mais barata porque se ele for opcional, apenas as pessoas com maior risco de saúde receberão o benefício, tornando a utilização maior e, consequentemente, mais caro para a operadora.
Para escolher o plano de saúde empresarial para os colaboradores é preciso ir além do fator preço. Por isso, seguindo essas dicas você garante a melhor opção para todos da empresa!
Agora que você já sabe as informações mais importantes para a contratação do plano, entre em contato com a Viva Seguro Sempre e faça uma cotação.