Seguro Educacional: Uma Solução para Universidades e Escolas

Viva seguro sempre
30 de Abril de 2018

A contratação de um seguro educacional funciona assim: no ato da matrícula, a instituição oferece aos pais e responsáveis os benefícios do seguro. Caso a família opte pela contratação, o pagamento é feito juntamente com a própria mensalidade. O valor costuma representar, em média, de um até três por cento do total.

Nos planos mais básicos, caso o responsável perca o emprego e não consiga mais arcar com as mensalidades, o seguro educacional garante a permanência do aluno durante o semestre vigente. Também existe a opção de garantia de um ano inteiro e até mesmo por todo o curso. Em caso de morte ou invalidez permanente do responsável, fica garantida também a totalidade da educação, além de um auxílio-funeral.

Seguro educacional garante a diminuição dos níveis de inadimplência 

Além dos benefícios para o próprio aluno e sua família, esse tipo de seguro também garante uma segurança muito maior para as escolas e universidades. O nível de inadimplência nunca esteve tão alto no país, e muitas instituições têm sofrido com as dívidas dos pais e responsáveis.

A crise trouxe consigo altos índices de desemprego. Apesar da situação estar cada vez melhor para a população, a economia ainda não conseguiu se recuperar completamente. Tanto a escola, quanto o aluno saem perdendo quando os pais não conseguem arcar com as mensalidades da escola. A criança acaba sendo transferida e pode ter sua educação comprometida, assim como o caixa da escola particular.

Instituições universitárias são as que mais têm procurado oferecer os benefícios desse seguro, visto que o nível de inadimplência no ensino superior é cada vez mais alto.

Escola se torna mais competitiva 

Quando uma escola ou universidade oferece aos seus alunos o benefício do seguro educacional no ato da matrícula, ela passa a ser mais atrativa para os pais e responsáveis, que se sentem protegidos e resguardados pela instituição em caso de alguma eventualidade. Na prática, isso significa que na hora de escolher onde a criança vai estudar, os pais podem usar o seguro como um fator de decisão.

A cobertura de um seguro educacional pode ser muito ampla, cobrindo inclusive transporte, material escolar e até uniforme. O blog da Viva Sempre Seguro explica mais detalhadamente sobre cada aspecto coberto.

Assinar newsletter