viva seguro sempre | Plano Dental: 5 Dicas para Acabar com o Mau Hálito

Plano Dental: 5 Dicas para Acabar com o Mau Hálito

Viva seguro sempre
13 de outubro de 2023

Por ser extremamente incômodo e constrangedor, acabar com o mau hálito é a vontade de qualquer um que desconfie estar com esse que é um dos sintomas de que algo não vai bem no nosso organismo.

Motivado em mais de 90% dos casos por algum problema bucal, a halitose deve ser tratada e prevenida, principalmente, pela boa higiene. Por isso, escovar os dentes, passar fio dental e usar enxaguante bucal devem fazer parte da rotina de todos que querem um sorriso bonito e uma boca livre de cheiro ruim.

Mas além dos hábitos de limpeza diários, há outros cuidados que podem ajudar a acabar com o mau hálito. Veja 5 deles:

1. Não fique muito tempo sem comer

Um dos grandes vilões na manutenção de um hálito agradável são os longos períodos sem alimentação que, pelo vazio no estômago, fazem o cheiro do suco gástrico ser sentido na boca. O ideal para a saúde e para o hálito é comer de 3 em 3 horas.

2. Dê atenção aos alimentos que você ingere

Existem alimentos que podem agravar ou causar a halitose, é o caso de molhos como catchup e mostarda; temperos como alho e cebola; vegetais como couve-flor, alcachofra, pepino e picles; além das bebidas alcoólicas.

Mas há também aqueles que ajudam a melhorar o hálito, caso da maçã, do gengibre, do limão, dos iogurtes sem açúcar e de folhas como o hortelã e a menta.

3. Beba bastante água para acabar com o mau hálito

O ressecamento da boca é uma das causas do mau hálito, por isso, beba muita água, para evitar que ela fique seca e facilitar sua limpeza. O indicado é consumir, ao menos, 2 litros de água por dia.

4. Investigue, pois o mau hálito pode ser causado por doenças mais graves

Como dissemos no começo do texto, mais de 90% dos casos de mau hálito têm origem em problemas bucais, como cárie e gengivite, mas o cheiro ruim na boca também pode ser sintoma de doenças mais graves, como diabetes, disfunções intestinais e patologias estomacais.

5. Visite o dentista com periodicidade

Além de adotar bons hábitos de higiene bucal e ter atenção com a alimentação, o consumo de água e a ida a um médico para investigar outros motivos, que não os problemas na boca e nos dentes, para o mau hálito, é muito importante consultar um dentista periodicamente, para evitar e tratar a halitose.

O ideal é que você vá, ao menos, duas vezes por ano ao dentista. Mas sempre que perceber algo anormal em seu hálito, na sua boca ou nos seus dentes, não hesite e procure o especialista.

Agora que você conferiu nossas dicas sobre como acabar com o mau hálito, veja também qual a importância da limpeza dentária.

Assinar newsletter