viva seguro sempre | Saúde Bucal: Como Ensinar seus Filhos a Escovarem os Dentes 2

Saúde Bucal: Como Ensinar seus Filhos a Escovarem os Dentes

Viva seguro sempre
25 de agosto de 2023

Ensinar as crianças a cuidarem da saúde bucal não é uma tarefa fácil, e criar nos pequenos o hábito diário da escovação dos dentes exige paciência e criatividade dos pais. Se você tem enfrentado dificuldade em cumprir essa missão, não se deixe vencer pelas birras e fugas!

Neste artigo, nós listamos dicas que ajudam a ensinar as crianças a gostarem de cuidar da higiene da boca. Confira!

5 Dicas para introduzir a escovação na rotina das crianças e manter a saúde bucal dos pequenos

Ensinar as crianças a escovarem os dentes diariamente é muito importante para que elas mantenham a boca saudável, livre de doenças bucais. Para ajudar a acabar com a resistência que os pequenos normalmente têm a essa atividade, nós separamos cinco dicas que tornam esse hábito algo agradável.

1. Dê o exemplo

A primeira coisa a fazer para convencer os pequenos a colocarem de lado a resistência a cuidar da higiene da boca é dar o exemplo.

Se eles virem que você mantém uma rotina de higiene da boca, realizando a escovação e o uso de fio dental e de enxaguante bucal, provavelmente vão querer imitar e pararão de fugir da hora de escovar os dentes.

2. Deixe o momento da escovação divertido

Para fazer seus filhos gostarem da hora da escovação é muito importante deixar esse momento divertido. Conte histórias, faça brincadeiras e crie um clima descontraído e legal, para que os pequenos aprendam a relacionar os cuidados com a limpeza da boca com coisas boas.

Boas sugestões para esses momentos é usar fantasias de personagens e heróis que a criança goste, brincar de “o mestre mandou” e instituir prêmios e reconhecimentos para quando a escovação for feita de maneira correta.

3. Explique por que é preciso escovar os dentes

Para que a criança cresça sabendo da importância de manter a higiene da boca é fundamental que você explique os motivos de escovar os dentes e as consequências de não adotar esse hábito.

Com histórias e situações lúdicas é possível mostrar para seu filho a importância de cuidar da saúde bucal diariamente.

4. Crie um ambiente adequado para a higiene bucal

Cena clássica: uma criança é colocada sobre o vaso e se apoia na pia para conseguir escovar os dentes. Parece uma atitude sem grandes consequências dos pais. Mas os especialistas advertem que os pequenos podem relacionar essa situação ao perigo de cair e criarem resistência à hora da escovação por medo. É importante considerar, ainda, que o vaso pode quebrar e a criança se machucar.

O ideal é que se consiga um apoio seguro para as crianças alcançarem a pia. Ou então usar um copo para o enxágue da boca, assim ela não tem de se esticar toda.

5. Leve a criança a um odontopediatra

O medo de dentista é comum até entre adultos, logo não é de estranhar que muitas crianças tenham receio de visitar esse profissional. No entanto, quando os pais levam o pequeno desde cedo ao consultório odontológico e mostram confiança e boa relação com o dentista, a criança tende a crescer sem traumas.

Uma recomendação importante é que se escolha um profissional especialista no atendimento a crianças. O melhor dentista para cuidar do seu filho é um odontopediatra.

Gostou das nossas dicas de como ensinar os pequenos a escovarem os dentes? Conte nos comentários como tem sido sua experiência de mostrar às suas crianças como cuidar da saúde bucal.

Assinar newsletter