viva seguro sempre | O Que Saber Antes de Fechar Parceria Para Um "Balcão de Varejo"

O Que Saber Antes de Fechar Parceria Para Um “Balcão de Varejo”

Viva seguro sempre
12 de Fevereiro de 2017

No mercado de seguros Affinity e Massificados, o balcão de varejo é um segmento para comercialização de produtos de seguros simples, através de alguns canais de venda, entre eles:

  • O balcão da loja, no qual a venda do seguro é feita pelos representantes da própria rede de varejo;
  • Call Center, em que os clientes novos e antigos são contatados, e é feita a oferta de seguros e serviços;
  • Pela internet, diretamente no site da rede varejista;
  • Através de totens, que ficam nas lojas, e para o qual o cliente interessado envia suas informações, tratadas pelo Call Center da corretor.

Atualmente, a oferta de seguros na própria loja é responsável por uma grande parcela das vendas, neste segmento. Porém, existem operações muito vantajosas para os lojistas, como a venda de produtos, para a base de clientes do lojista, através de Call Centers. No Brasil, elas ainda não expressam volumes muito significativos, por que poucas/pouquíssimas empresas tem a tecnologia necessária para desenvolver operações de affinity com alta qualidade e competência, e com produtos formatados especificamente para este canal de distribuição.

A parceria eficiente é aquela que utiliza a capacidade total de distribuição disponível, composta pela venda in-loco, que utiliza a força de venda do lojista e o momento mágico da compra, e a oferta por meio do Call Center, que otimiza o potencial da base explorada, gerando receita operacional altamente significativa para o lojista. Ou seja, o cliente é abordado pessoalmente, com um produto específico, e depois por telefone, quando é oferecida outras opções de produtos e serviços.

Um dos fatores de sucesso dessa operação é que os produtos são simples, ou seja, sua funcionalidade e objetivo podem ser entendidos facilmente pelo vendedor – mesmo que ele não tenha experiência com seguros – e pelo cliente.  Essa facilidade de venda vem de coberturas essenciais e diretas, sem entrelinhas, preços baixos e sem risco de contratação inequívoca. Funciona como complemento e excelente ferramenta de Cross Selling a ser oferecida após a efetivação da operação principal.

Por que fechar uma parceria para um balcão de varejo?

Selecionamos os tópicos mais importantes que você deve conhecer antes de fechar uma parceria para um balcão de varejo. Veja só!

Rentabilidade

O Balcão de Varejo tem um grande potencial de aumentar a receita da empresa, mesmo com valores baixos de investimento. A forma como os seguros são comercializados, a valores baixos, gera uma grande demanda de consumidores e, consequentemente, crescimento dos lucros.

Nos últimos anos, o investimento em Balcão de Varejo gerou um retorno de 40% para empresas do setor. Segundo a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), neste ano, o segmento de seguros massificados deve crescer 10,3% em relação a 2015.

O mercado de seguros massificados não para de crescer e ainda há muito a ser explorado. Conte com a Viva Seguro Sempre para fechar a parceira de um Balcão de Varejo!

Tendências

Aos poucos, a geração Y tem se tornado a principal consumidora de seguros massificados, e essa realidade será ainda mais presente nos próximos anos.

Como consumidores constantes de informação, os clientes atuais prezam mais pela segurança da saúde, bens, família, etc.

Nessa mesma realidade, com o agravo de tanta informação, é extremamente importante estar adequado e atento às mudanças dos consumidores para se manter competitivo.

Experiência

Hoje em dia, a experiência de compra importa tanto ou mais que o produto em si. Por isso, nesse segmento, o contato com o vendedor no balcão de varejo é tão valioso. A experiência é determinante para que o cliente se torne fiel e, também, repasse esse sentimento a outras pessoas. 

Crise

Por mais que a crise remeta a corte de custos, economia prejudicada no país, etc., o ramo de segmentos massificados não é representado dessa maneira. Isso porque eles costumam ser a única segurança para os clientes neste momento. Um exemplo é o seguro prestamista, em que, quando contratado cobertura para  desemprego, o cliente conseguirá quitar um determinado número de parcelas de sua dívida. 

Affinity

O Balcão de Varejo é um dos produtos do programa Affinity. Com ele, são criadas ações de  relacionamento entre rede de varejo e consumidor com o objetivo de gerar afinidade, como o próprio nome diz.

Quando essa afinidade com o cliente é conquistada, sua marca fica fortalecida, ganha visibilidade e confiança, conquistando a fidelização.

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